Frederico Morais eliminado numa ronda de muitas surpresas em Margaret River

41004929 max

Kikas bem se aplicou nesta manobrona que ficou para memória futura, mas acabou por deixar a prova cedo demais. Foto: WSL

 

Ao segundo dia de espera em Margaret River a ação avançou com a 2.ª ronda do Drug Aware Pro, segunda etapa do World Tour 2017, deixando já Portugal sem representante em prova. Frederico Morais foi eliminado por Ace Buchan, averbando assim o primeiro 25.º poto da temporada, após um dia recheado de eliminações surpresa, com os favoritos a não darem conta do recado.

 

Tudo começou logo no primeiro heat do dia no Main Break de Margaret River, com Gabriel Medina a ser eliminado pelo wildcard local Jacob Willcox. Logo de seguido deu-se o triunfo do suplente Nat Young frente a Matt Wilkinson e só Owen Wright, o atual líder do ranking, restabeleceu a ordem, batendo o rookie havaiano Zeke Lau. A partir daí Parko, Adriano de Souza e Filipe Toledo aplicaram a lei do mais forte, não dando veleidades aos rivais.

 

No heat 9 era a vez de Kikas entrar em ação e o português entrou forte na disputa, como é seu apanágio. A meio do heat colocou imenso power, num mar que não estava fácil, e conseguiu uma nota de 8,57. Contudo, a resposta de Ace não demorou, com o goofy australiana a bater bem vertical para a melhor onda do heat, um 8,83 pontos.

 

Até final Frederico ainda lutou patra inverter a situação, mas foi o rival a aumentar o score. Aquele que foi um dos melhores e mais equilibrados heats do dia acabou por terminar com 16,50 pontos de Buchan contra 15,50 do português. Uma derrota agridoce para Kikas, que, apesar de deixar a prova precocemente, sai de cena com a sensação de ter surfado a um nível elevado e com um score suficiente para fazer acreditar que poucas vezes irá cair nesta 2.ª ronda ao longo do ano.

 

Mas ainda havia espaço para mais uma surpresa, com o norte-americano Kanoa Igarashi a eliminar Mick Fanning. O tricampeão mundial australiano avisou que regressava para lutar pelo título, mas após duas etapas já está praticamente fora da luta – pelo menos já tem dois descartes elevados. Miguel Pupo, Connor O'Leary, Bede Durbidge e Conner Coffin foram os outros vencedores da ronda.

 

A organização optou ainda por colocar a prova feminina na água, mas acabaram por se realizar apenas três heats. Malia Manuel venceu o primeiro e Courtney Conlogue o segundo, mas o espetáculo só aumentaria de nível na derradeira bateria, quando Tyler Wright fez a melhor onda entre as mulheres para bater de forma fácil a concorrência. A ação poderá prosseguir esta madrugada, pois o swell continua a chegar ao Oeste australiano.



BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS

FOTOGALERIAS