Portugueses entre Havai e Israel no arranque do WQS

Pedrinho ISrael

Pedro Henrique vai voltar tentar a brilhar em Israel. Foto: WSL

 

Após um final de 2016 bem intenso, a competição está de volta. O circuito WQS arranca esta sexta-feira, com aquele que será o primeiro campeonato da temporada 2017 da WSL. Huntington Beach é o palco já tradicional do primeiro campeonato do ano e entre hoje e domingo irá ser encontrado o primeiro vencedor do ano.

 

O Shoe City Pro é um QS1000 e em prova estarão alguns surfistas experientes e muitos jovens talentos do continente norte-americano, e não só. Neste campeonato não estará qualquer português em prova. Ainda assim, não falta muito para que a armada lusa entre em ação.

 

No próximo mês alguns surfistas nacionais andarão a competir à volta do Mundo. Havai, Israel e, muito provavelmente Austrália, serão os destinos. O primeiro a entrar em ação em 2017 poderá ser Miguel Blanco. O jovem surfista da Linha está inscrito no QS1000 de Sunset Beach, no Havai, mas encontra-se como alternate - é o quarto da lista - e à espera que surjam vagas de última hora.

 

Caso Blanco não entre em prova no dia 18 deste mês, no dia seguinte arrancará o SEAT Netanya Pro, QS1500 que de disputa nas ondas de Netanya, em Israel. Guilherme Fonseca, Henrique Pyrrait, Francisco Carrasco, Martim Magalhães, José Ferreira e Pedro Henrique, que venceu a prova no ano passado, serão os representantes nacionais na prova masculina.

 

Já na prova feminina, a campeã nacional Carol Henrique parte com o número 1 do seeding e vai tentar melhorar o 2.º posto alcançado no ano passado. Com ela também vai competir em Israel Camilla Kemp, numa prova que ainda tem menos de 20 surfistas inscritas.

 

O WQS feminino também arranca hoje em Huntington Beach, mas não haverá qualquer portuguesa em prova. Depois disso, o circuito segue para a Austrália, onde estão programados bastantes campeonatos para as próximas semanas. É uma possibilidade que Teresa Bonvalot entre já em alguns deles, mas as listas de inscritos ainda não foram oficializadas.

 

O mesmo acontece no caso masculino, onde ainda não é possível conhecer os participantes nos campeonatos aussies de início de ano, nem se lá estará algum surfista português. Contudo, já é conhecida a lista de inscritos do Volcom Pipe Pro, que se realiza no final de janeiro. Entre nomes como John John Florence e Kelly Slater, o prestigiado campeonato também contará com a presença dos portugueses Nic von Rupp e Miguel Blanco.

 

Depois há também o circuito júnior, que começa com as habituais provas na Austrália e também no Havai. Os eventos australianos contam tradicionalmente com a presença de jovens portugueses, mas as listas ainda não foram divulgadas, pelo que não é possível saber se isso irá acontecer este ano.

 

Para já é possível saber que nem Teresa Bonvalot nem qualquer rapaz estarão no primeiro campeonato júnior do ano, em Bells Beach. Resta saber se esse cenário irá ser diferente nos seguintes. Que comece a ação!



BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS

FOTOGALERIAS