J-Bay Open: Jordy Smith e Josh Kerr destacam-se rumo à 4.ª ronda

31433760 max

Jordy liderou os surfistas já qualificados para a 4.ª ronda. Foto: WSL

 

Segundo dia de espera do J-Bay Open, segundo dia de ação. Mais uma vez com J-Bay a oferecer condições de grande nível à elite mundial. Mas só àquela que caiu nas repescagens e a mais alguns felizardos que já competiram nos quatro heats disputados da 3.ª ronda. Realizaram-se assim um total de 12 baterias e ficou novamente a ideia de que em condições decentes dificilmente os favoritos permitem que aconteçam aquelas surpresas que caracterizaram o início do Tour 2016.

 

A grande maioria das lycras vermelhas fez o que lhe competia. Existiram algumas exceções, mas nada de nomes sonantes. Nat Young e Conner Coffin na 2.ª ronda e Italo Ferreira na 3.ª ronda foram as maiores baixas do dia. Depois houve espetáculo patrocinado por Josh Kerr e pelo onshore que entrou da parte da tarde, permitindo ao australiano avançar duas rondas com performances de grande nível.

 

Mas também Jordy Smith, que começa a abrir o livro, esteve entre os destaques do dia. A competir em casa, o talentoso sul-africano é um dos quatro surfistas que já está na 4.ª ronda. Mas se Jordy e Kerrzy passaram com nota artística, houve quem o fizesse à moda da Seleção Portuguesa no Europeu de Futebol: Não interessa como o fizeram, apenas que o fizeram. É o caso de Kelly Slater, que bateu Ace Buchan num duelo com muito pouco gás e que foi o pretexto perfeito para Kieren Perrow mandar toda a gente para casa.

 

Com o swell a baixar e o onshore a ter cada vez mais influência – John John também o soube aproveitar bem para avançar mais uma ronda na luta pelo título mundial – a ação já não tinha a espetacularidade do início do dia. Parar a prova foi mesmo a melhor opção. Mas não pensem que vêm aí dias de ócio, pois já se fala mesmo na possibilidade de a prova retomar da parte da tarde desta sexta-feira, quando entrar o novo swell que já está a caminho. E até, quem sabe, encontrar o campeão no sábado...

 

Recuando uma ronda, falta destacar os melhores surfistas na 2.ª ronda. O maior de todos foi Wiggolly Dantas, que venceu um intenso duelo de goofys com o compatriota Jadson Andre. Ambos mostraram que surfar Jeffreys de backside pode não ser desvantagem, como tanto apregoam. Mas o que fica mesmo na memória foi a enorme "trancada" com que Guigui finalizou a onda em que recebeu 9,50 pontos, arrumando a questão.

 

Houve ainda as vitória sólidas de Michel Bourez, Alejo Muniz e Joel Parkinson, frente a Ryan Callinan, Nat Young e Matt Banting, respetivamente, logo a abrir o dia. Adam Melling limpou Conner Coffin em cima da buzina e Miguel Pupo despachou um desorientado e cada vez mais aflito Jeremy Flores. Depois houve ainda uma bela performance de Dusty Payne, frente a Stu Kennedy, que já perdeu a embalagem do início do ano. Mas o havaiano nem aqueceu, pois na 3.ª ronda foi vítima da cada vez maior eficiência de John John.

 

Agora, faltam disputar-se apenas oito heats da 3.ª ronda e em perspetiva estão excelentes duelos. Matt Wilkinson tem de enfrentar Alejo Muniz, enquanto Gabriel Medina mede forças com Adam Melling. Julian Wilson tem uma intensa batalha pela frente com Joel Parkinson. Referência a dois duelos canarinhos entre Miguel Pupo e Felipe Toledo e também entre Caio Ibelli e Wiggolly Dantas. Por fim, Mick Fanning defronta Kanoa Igarashi e Adriano de Souza vai com Davey Cathels a fechar uma ronda que tem tudo para oferecer mais espetáculo.

 

J-Bay Open Round 2 Results:
Heat 1:
Matt Wilkinson (AUS) 8.47 def. Steven Sawyer (ZAF) 7.93
Heat 2: John John Florence (HAW) 17.27 def. Alex Ribeiro (BRA) 11.77
Heat 3: Filipe Toledo (BRA) 16.54 def. Kai Otton (AUS) 14.34
Heat 4: Adrian Buchan (AUS) 10.50 def. Keanu Asing (HAW) 3.87
Heat 5: Michel Bourez (PYF) 16.07 def. Ryan Callinan (AUS) 12.90
Heat 6: Alejo Muniz (BRA) 14.27 def. Nat Young (USA) 12.93
Heat 7: Joel Parkinson (AUS) 15.17 def. Matt Banting (AUS) 12.17
Heat 8: Wiggolly Dantas (BRA) 18.27 def. Jadson Andre (BRA) 17.13
Heat 9: Adam Melling (AUS) 14.86 def. Conner Coffin (USA) 14.67
Heat 10: Miguel Pupo (BRA) 15.67 def Jeremy Flores (FRA) 13.44
Heat 11: Josh Kerr (AUS) 18.06 def. Jack Freestone (AUS) 15.26
Heat 12: Dusty Payne (HAW) 17.47 def. Stuart Kennedy (AUS) 11.44

J-Bay Open Round 3 Results:
Heat 1:
Jordy Smith (ZAF) 18.20 def. Kolohe Andino (USA) 10.10
Heat 2: John John Florence (HAW) 14.83 def. Dusty Payne (HAW) 13.93
Heat 3: Josh Kerr (AUS) 16.40 def. Italo Ferreira (BRA) 14.20
Heat 4: Kelly Slater (USA) 11.73 def. Adrian Buchan (AUS) 5.20

J-Bay Open Upcoming Round 3 Match-Ups:
Heat 5:
Sebastian Zietz (HAW) vs. Michel Bourez (PYF)
Heat 6: Matt Wilkinson (AUS) vs. Alejo Muniz (BRA)
Heat 7: Gabriel Medina (BRA) vs. Adam Melling (AUS)
Heat 8: Julian Wilson (AUS) vs. Joel Parkinson (AUS)
Heat 9: Filipe Toledo (BRA) vs. Miguel Pupo (BRA)
Heat 10: Mick Fanning (AUS) vs. Kanoa Igarashi (USA)
Heat 11: Caio Ibelli (BRA) vs. Wiggolly Dantas (BRA)
Heat 12: Adriano De Souza (BRA) vs. Davey Cathels (AUS)

 



BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS

FOTOGALERIAS