Mundial de Juniores da WSL deixa a Ericeira e muda-se para Kiama nos próximos 2 anos

Kiama

Costa Sul de NSW é conhecida pela qualidade das ondas. Foto: WSL

 

Após dois anos consecutivos a coroar os campeões mundiais juniores, a Ericeira vai deixar de ser o palco de uma das provas mais importantes da WSL, cedendo o seu lugar à vila de Kiama, em Nova Gales do Sul. A World Surf League anunciou esta terça-feira o regresso destes campeonatos à Austrália, onde se vão fixar durante os próximos dois anos.

 

Dessa forma, os melhores surfistas mundiais Sub-18 irão de malas e bagagens para a Costa Sul de Nova Gales do Sul de 4 a 13 de janeiro de 2017. O mesmo acontecerá no ano seguinte. O acordo foi alcançado entre WSL e o governo de NSW, que com esta nova prova pretende dinamizar a costa local e mostrar ao mundo as belas praias da região de Kiama.

 

Em termos práticos já era sabido que a prova deveria deixar de se realizar na Ericeira, uma vez que a política da WSL passa por rodar o palco destes eventos. A grande diferença em relação a anos anteriores será mesmo o facto de os surfistas portugueses, logicamente, deixarem de contar com widlcards, obrigando-os a qualificarem-se diretamente via o Pro Junior Europeu.

 

"A WSL está bastante contente por realizar os World Junior Championships em Kiama", começou por dizer Travis Logie, comissário da World Surf League. "A Costa Sul de NSW é reconhecida pela qualidade das ondas e pelas belas paisagens. Será o palco perfeito para coroar o campeão e a campeã mundial júnior de 2016 e 2017", frisou o sul-africano.

 

As vagas para este Mundial Junior da WSL continuarão a ser decididas através dos circuitos regionais do escalão júnior, que se disputam em sete regiões distintas: África, Australasia, Europa, Havai, Japão, América do Sul e América do Norte. À parte dos qualificados via ranking, cada região dispõe ainda de algumas vagas para outros nomes sonantes que ainda estejam dentro da idade para competir.

 

A última vez em que os World Junior Championships se realizaram na Austrália, através de um evento único, aconteceu em janeiro de 2010, tendo sido a praia de North Narrabeen, em Sydney, o palco do evento. Durante sete anos os campeões foram decididos em North Narrabeen, sendo que o primeiro campeonato ali disputado aconteceu em 2004. Já os títulos de 2001 foram decididos em Kilcunda Beach/Phillip Island, Victoria. Agora, será a vez de Kiama receber os melhores juniores do Mundo.



BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS

FOTOGALERIAS