Frederico Morais cai na 3.ª ronda do Ballito Pro e Portugal fica sem representantes

31278652 max

Surf progressivo voltou a marcar o dia. Beyrick de Vries foi prova disso. Foto: WSL


Chegou ao fim a participação portuguesa no Ballito Pro. Frederico Morais foi eliminado esta sexta-feira na 3.ª ronda do evento sul-africano, deixando assim a armada lusa – que começou o campeonato com sete representantes - reduzida a pó. Uma eliminação que confirma o mau arranque nacional no primeiro QS10000 da temporada.

 

Depois de terem ficado apenas dois heats por disputar na 3.ª ronda, foi bem cedo que Kikas entrou em ação. Com o mar a não adaptar-se na perfeição ao surf do campeão nacional, a tarefa de Frederico era ainda mais complicada face à qualidade dos adversários. O surfista português ainda disputou ao máximo a bateria, mas acabaria por cair por 0,50 pontos.

 

Numa verdadeira batalha europeia foi o francês Maxime Huscenot a sair por cima, depois de somar 11,53 pontos. Logo a seguir veio o jovem italiano Leo Fioravanti, com 11,50 pontos. Kikas esteve sempre na luta pela qualificação e já perto do final falhou a reviravolta, acabando por terminar o heat com 11 pontos. Mais longe ficou o brasileiro Luel Felipe (9,54), também ele eliminado.

 

Kikas deixa assim Ballito no 25.º posto, sendo o melhor português em prova e o única a ter chegado à 3.ª ronda – todos os outros caíram na 2.ª ronda. Com este resultado, Frederico Morais ganha 1100 pontos para o ranking e 1.900 dólares em prémio. Ainda assim, o surfista português não deve evitar a descida de alguns lugares no ranking do WQS, onde era 16.º classificado à partida para este campeonato.

 

A prova seguiu em bom ritmo para a 4.ª ronda, onde se assistiu a um grande domínio australiano, com os brasileiros a darem alguma luta. O rookie do World Tour Jack Freestone foi um dos seis aussies a qualificar-se para os oitavos-de-final, depois de protagonizar a performance do dia, com um score de 17,16 pontos. Davey Cathels, Jordy Smith, Stu Kennedy e Jeremy Flores são as outras estrelas da elite mundial ainda em prova.



BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS

FOTOGALERIAS