Atrás das lentes com... Ricardo Bravo

destaque_fotos_copy_copyUma capa diferente, uma ideia única. É assim muito do trabalho do Ricardo Bravo. Foto: Ricardo Bravo

 

 A imagem diz tudo: todos os meses levamos até ti a história de uma fotografia publicada na SURFPortugal, contada na primeira pessoa pelo fotógrafo que a tirou. Peter "Joli" Wilson, Pete Frieden, Tó Mané, "Brek", André Carvalho, todos eles já passaram por esta rubrica e abrem agora alas para o Ricardo Bravo, um dos melhores fotógrafos que existe no surf europeu.

 

 Podia ser a habilidade técnica ou o profissionalismo com que encara o seu trabalho, a total disponibilidade para partir à descoberta ou a quantidade absurda de fotografias já publicadas e marcas com que já trabalhou. Podia até ser o percurso inusitado, os anos de carreira ou a relação inigualável que tem com alguns dos melhores surfistas nacionais. Mas não, não é isso que preferimos destacar no trabalho do Ricardo Bravo, fotógrafo da casa aqui da SURFPortugal (daí o tom quase carinhoso com que estamos a escrever). Preferimos destacar o olhar único e de assinatura que dá às suas fotografias (que, felizmente, vai expondo em uma ou outra vez) e que, orgulhosamente, nos damos ao luxo de poder publicar praticamente todos os dias aqui no site e em todas as edições da revista. A sério, qual foi a última revista que não teve uma fotografia do Ricardo? Isso quer dizer qualquer coisa.

 

 A história, bem-disposta, está aqui em baixo e a fotografia que o Ricardo escolheu, logo a seguir. Temos a certeza que vais gostar.

 

"Capa SP #200

 

 Para um número especial queríamos uma capa especial. Muitas  hipóteses em cima da mesa até chegarmos à conclusão de que seria um retrato de grupo com ilustres representantes de quatro gerações do surf português. Os escolhidos: Pedro Martins de Lima, João Alexandre Dapin, Tiago Pires e Vasco Ribeiro, seriam então fotografados numa praia. Como e quando, eram os problemas seguintes. Não me lembrando das respostas encontradas, sei que não me saíam da cabeça imagens de boys band em pose e do pesadelo à vista: conseguir juntar estes quatros surfistas com agendas totalmente distintas, para produzir uma fotografia em exterior (com agendamento condicionado por condições climatéricas.)
 Não sei em que ponto do processo criativo aterrei num hipermercado para comprar uma piscina insuflável decidido a produzir retratos aquáticos na varanda lá de casa, mas pelo menos tinha encontrado um conceito que se adaptava à agenda de cada um - bastava que aparecessem em minha casa entre as duas e as quatro da tarde, para garantir que tinha as mesmas condições de luz em todas as fotografias - e chutei para bem longe as imagens que me atormentavam de grupinho em pose no meio da praia, até porque essa não é a minha.
 Claro que das imagens idílicas de famílias sorridentes a disfrutarem as suas piscinas insufláveis, que ilustram as embalagens destes tanques de plástico, até montar a coisa e tê-la operacional vai uma distância considerável.... Era preciso ligar a mangueira à torneira da cozinha e deixá-la transportar qualquer coisa como 1500 litros de água através do corredor, pelo quarto da minha filha e pela porta da varanda, entrar em modo engenheiro a manusear bombas de água e filtros, em modo cientista com frasquinhos de cloro e outros produtos para garantir a qualidade da água, montar tripés e esquemas de trabalho que reduzissem ao mínimo as  hipóteses de alguém entrar em hipotermia, já para não falar de uma série de questões técnicas a que vos vou poupar. No fim de contas conseguiu-se o pretendido: uma capa especial de que alguns gostaram e outros nem por isso. Como se quer. 
 Quase 3 anos depois, ao pensar retomar a ideia, encontro um artigo na web que alerta para o perigo de montar piscinas insufláveis de grande capacidade em varandas, por estas não estarem preparadas estruturalmente para suportarem tanto peso numa área tão pequena... Pormenores."

 

Carrega na imagem em baixo e vê aquilo de que o Ricardo está a falar. Já agora, quem desenhou esta capa foi a dupla Paulo Corrêa - Hugo Neves. Mérito também para eles!



BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS

Fotogalerias

As melhores imagens do histórico Nazaré Challenge- Slideshow dinâmico

As melhores imagens do histórico Nazaré Challenge- Slideshow…

João de Macedo foi um dos big riders que mais ativo se mos...

As melhores imagens do Allianz Capítulo Perfeito powered by Quiksilver

As melhores imagens do Allianz Capítulo Perfeito powered by …

Aritz Aranburu numa das muitas estradas perfeitas que o le...

Ericeira foi palco privilegiado para estágio com Ruben Gonzalez - Fotogaleria

Ericeira foi palco privilegiado para estágio com Ruben Gonza…

Jovens ouviram as dicas do tetracampeão nacional durante q...

Jácome Coreia aventura-se nas ondas do Faial e Terceira – Fotogaleria

Jácome Coreia aventura-se nas ondas do Faial e Terceira – Fo…

Jácome mostra que nos Açores também ha muito estilo. Foto:...

Os melhores momentos do Allianz Sintra Pro - Fotogaleria

Os melhores momentos do Allianz Sintra Pro - Fotogaleria

Público não faltou à chamada do melhor surf nacional. Foto...

Os resquícios da passagem triunfal dos portugueses pela Martinica – Fotogaleria

Os resquícios da passagem triunfal dos portugueses pela Mart…

Uma visão bem aproximada da eficácia do jogo de rail do ca...

  • Mais Notícias

  • Competição Internacional

  • Competição Nacional

  • Industria

  • Ambiente

VÍDEOS